O ideal é encomendar o buquê cerca de um mês antes da cerimônia, para garantir as flores escolhidas e de qualidade no dia da montagem.
Para casamentos nesse horário, são aconselháveis os buquês pequenos e redondos, composto por flores do campo e copos-de-leite, entre outros exemplos. No verão, tons alaranjados são muito bem-vindos, ou misturas exóticas do tipo frutas e flores.
Nesse horário de boda, todos os formatos combinam. Recomenda-se um buquê com flores mais nobres, como rosas e orquídeas. O branco é o vermelho são clássicos, mas buquê coloridos também estão na moda. Para inovar, o buquê pode ser valorizado por cristais, pedrarias, strass, miçangas, pérolas, ou metal, entre outros elementos.
É aconselhável escolher o buquê só depois que o modelo do vestido for definido e a prova da maquiagem e cabelo forem feitos - para que o acessório esteja em plena harmonia com o visual da noiva. Ao escolher o formato do buquê, a noiva deve levar em consideração seu tipo físico e não abusar muito no tamanho, pois ele poderá roubar a cena e o vestido nupcial poderá passar um tanto desapercebido.
Em geral de 30 a 45 cm de diâmetro. Eclético, tanto pode ter uma apresentação informal quanto sofisticada; tudo vai depender da escolha das flores e do acabamento. É levado junto ao corpo e não deve ser usado pelas gordinhas, pois aumenta ainda mais o volume da noiva.
De grande estilo, deve ser usado por noivas altas e principalmente com postura, apoiado no braço. Composto por flores de ramos longos.
Com uma única flor, como lírio, tulipa e orquídea. Perfeito para cerimônias mais simples, casamento só no civil ou segunda boda.
Caso a noiva não queira se desfazer do buquê, é usual encomendar um outro para ser tradicionalmente jogado às convidadas.
Seu buquê não deve combinar com a decoração, ele é um acessório seu, portanto deve combinar com você, com seu vestido e demais acessórios além é claro de refletir sua personalidade.